Acompanhe as nossas Comunicações Comunicações, Publicações e Notas Informativas

13 Abril 2020

COVID – 19 | Justificação de faltas e marcação de férias

COVID – 19 | Justificação de faltas e marcação de férias

Decreto-Lei n.º 12-A/2020 - DR n.º 68/2020, 3º Sup, Série I de 06.04.2020

 

 

 

Na sequência da nova declaração do Estado de Emergência, foram definidas duas novas regras no âmbito laboral  faltas justificadas e marcação de férias.

 

  • Faltas do trabalhador fora das férias letivas:

Nos termos do disposto no artigo 22º do referido Decreto-Lei, as faltas ao trabalho motivadas por assistência inadiável a filho ou outro dependente a cargo menor de 12 anos, ou, independentemente da idade, com deficiência ou doença crónica, decorrentes de suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais em estabelecimento escolar ou equipamento social de apoio à primeira infância ou deficiência, por determinação da autoridade de saúde ou pelo Governo, são consideradas justificadas (com perda de retribuição), mantendo-se os demais direitos laborais.

 

  • Marcação de férias

Em matéria de marcação de férias a aprovação e afixação do mapa de férias que se faz normalmente até ao dia 15 de abril pode ter lugar até 10 dias após o termo do estado de emergência, ou seja, neste momento até 27 de abril .


*
 Esta informação é geral e abstrata, pelo que qualquer decisão quanto a estas matérias deverão ser acompanhadas por profissionais qualificados e analisadas no caso concreto. Caso deseje obter esclarecimentos adicionais sobre este tema contacte através do email (soc.advogados@magnaadvogados.pt).

Áreas de Atuação

Constituída por uma equipa jovem e dinâmica, exerce nas diversas áreas do direito, com especial predominância para o direito financeiro e bancário, direito fiscal, direito laboral e direito civil, proporcionando um apoio integrado e transversal, centrado nas necessidades dos clientes.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.