Acompanhe as nossas Comunicações Comunicações, Publicações e Notas Informativas

29 Julho 2021

Ausência ao trabalho por vacinação COVID-19

Ausência ao trabalho por vacinação COVID-19

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) esclareceu as obrigações legais que impendem sobre as entidades empregadoras quando um trabalhador precisa de faltar ao trabalho para receber a vacina contra a COVID-19.

O empregador está obrigado a promover a vacinação gratuita dos trabalhadores nos termos do regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho (artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 84/97, de 16 de abril, na sua versão atual). Segundo informou a ACT, a falta ao trabalho para receber a vacina é justificada e não determina perda de retribuição, nos termos do Código do Trabalho.

Trata-se de uma falta justificada porque é motivada por impossibilidade de prestar trabalho devido a facto não imputável ao trabalhador, designadamente para cumprimento de obrigação legal, doença, acidente ou observância de prescrição médica no seguimento de recurso a técnica de procriação medicamente assistida.

*Esta informação é geral e abstrata, pelo que qualquer decisão quanto a estas matérias deverão ser acompanhadas por profissionais qualificados e analisadas no caso concreto. Caso deseje obter esclarecimentos adicionais sobre este tema contacte através do email (soc.advogados@magnaadvogados.pt).

Áreas de Atuação

Constituída por uma equipa jovem e dinâmica, exerce nas diversas áreas do direito, com especial predominância para o direito financeiro e bancário, direito fiscal, direito laboral e direito civil, proporcionando um apoio integrado e transversal, centrado nas necessidades dos clientes.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.