Foi publicado o Decreto-Lei n.º 14-B/2021, de 22 de fevereiro, o qual altera o Decreto-Lei n.º 8-B/2021, de 22 de janeiro, que alarga o apoio excecional à família no âmbito da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais.
Assim podem beneficiar do apoio excecional à família, os trabalhadores que se encontrem numa das seguintes situações:
1. Família monoparental, durante o período da guarda do filho ou de outro dependente, que lhe esteja confiado por decisão judicial ou administrativa de entidades ou serviços legalmente competentes para o efeito;
2. O agregado familiar integre, pelo menos, um filho ou outro dependente, que lhe esteja confiado por decisão judicial ou administrativa de entidades ou serviços legalmente competentes para o efeito, que frequente equipamento social de apoio à primeira infância, estabelecimento de ensino pré-escolar ou do primeiro ciclo do ensino básico;
3. O agregado familiar integre, pelo menos, um dependente com deficiência, com incapacidade comprovada igual ou superior a 60%, independentemente da idade.
Comunicação à Entidade Empregadora
O trabalhador deve comunicar à entidade empregadora, por escrito e sob compromisso de honra, que se encontra numa das referidas situações, devendo fazê-lo com a antecedência de três dias face à data da interrupção da sua atividade.
Aumento do Apoio
O valor do apoio, pago pela Segurança Social, será aumentado de forma a perfazer 100% da remuneração base, da remuneração registada ou da base de incidência contributiva mensualizada, dentro do limite mínimo de € 665,00 e máximo de € 1.995,00, nas seguintes situações:
As entidades empregadoras estão isentas do pagamento de contribuições para a Segurança Social, no que diz respeito ao valor adicional do apoio.
O presente Decreto-Lei entra em vigor na data de hoje 23/02/2021.
*Esta informação é geral e abstrata, pelo que qualquer decisão quanto a estas matérias deverão ser acompanhadas por profissionais qualificados e analisadas no caso concreto. Caso deseje obter esclarecimentos adicionais sobre este tema contacte através do email (soc.advogados@magnaadvogados.pt).
Constituída por uma equipa jovem e dinâmica, exerce nas diversas áreas do direito, com especial predominância para o direito financeiro e bancário, direito fiscal, direito laboral e direito civil, proporcionando um apoio integrado e transversal, centrado nas necessidades dos clientes.