Acompanhe as nossas Comunicações Comunicações, Publicações e Notas Informativas

11 Março 2021

Idade da reforma sobe em 2022

Idade da reforma sobe em 2022

A portaria 53/2021 de 10 de Março de 2021 – estabelece a idade normal de acesso à pensão de velhice do Regime Geral de Segurança Social em 2022. A idade normal de acesso à pensão em 2022 será de 66 anos e sete meses.

A idade normal de acesso à pensão de velhice varia em função da evolução da esperança média de vida, a idade de acesso à pensão de velhice do regime geral de Segurança Social em 2022 ou idade da reforma sobe para 66 anos e 7 meses.

O fator de sustentabilidade a aplicar, ao montante estatutário das pensões de velhice do regime geral de Segurança Social passa a ser de 0,8446 (em 2021 é de 0,8480), o que tem impacto nos pedidos de reforma antecipada, que terá, assim, uma penalização superior.

Produz efeitos a partir de 01 de janeiro de 2021.

*Esta informação é geral e abstrata, pelo que qualquer decisão quanto a estas matérias deverão ser acompanhadas por profissionais qualificados e analisadas no caso concreto. Caso deseje obter esclarecimentos adicionais sobre este tema contacte através do email (soc.advogados@magnaadvogados.pt).

Áreas de Atuação

Constituída por uma equipa jovem e dinâmica, exerce nas diversas áreas do direito, com especial predominância para o direito financeiro e bancário, direito fiscal, direito laboral e direito civil, proporcionando um apoio integrado e transversal, centrado nas necessidades dos clientes.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.